Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandeIntensidade de coresEspaçar caracteresPausar animações

Geral - A ultradireita vai ganhar as eleições no Chile. A ultradireita de verdade!

🔀


O instituto brasileiro AtlasIntel publicou na manhã de hoje (28), a sua única pesquisa para o 2º turno das eleições presidenciais no Chile, que irão ocorrer no dia 14 de dezembro. Na disputa, o comunismo versus a extrema-direita. Jeanette Rara, ex-ministra do Trabalho no governo de Gabriel Boric, enfrenta o ex-deputado José Antonio Kast, que chega pela segunda vez ao 2º turno. Em 2021, nas últimas eleições, foi derrotado por Boric, de esquerda.

Num cenário absolutamente polarizado, com ideias bem mais radicais do que as que costumamos encarar na política brasileira, tanto na esquerda quanto na direita, a opinião popular é clara: Kast deve vencer as eleições com, no mínimo, 60% dos votos válidos. Esta projeção não será atualizada, pois existe uma lei que proíbe a divulgação de pesquisas eleitorais no Chile nos 15 dias anteriores à eleição. Logo, o prazo para publicações de pesquisas encerra hoje.

Precisamos ser bem claros o que está prestes a ganhar e o que está prestes a perder. Kast será eleito presidente do Chile defendendo o gremialismo, a ditadura de Augusto Pinochet, o ultraconservadorismo, o neoconservadorismo, o conservadorismo nacionalista, o teoconservadorismo, o populismo de direita, o neopopulismo, o neoliberalismo, a direita cristã, o autoritarismo, o reacionarismo, o nativismo, o anticomunismo, o antifeminismo, o antiglobalismo, a antimigração, o antiprogressismo, o antiestatismo e o antislamismo.

Jara estará perdendo as eleições defendendo o comunismo, o marxismo-leninismo, o socialismo democrático, o feminismo de classe, o latinoamericanismo, o internacionalismo, o antineoliberalismo, o antifascismo e o anti-imperialismo. Para que você entenda bem o que são extremos na política, volte e leia o parágrafo anterior e este umas três vezes, e depois continue a ler a coluna.

Para vários chilenos, o país de 20 milhões de habitantes, conhecido pela qualidade de vida que possui em grande parte da nação, mas que vive uma crise de segurança pública inédita, só irá piorar nos próximos quatro anos, independentemente do resultado eleitoral, por temer o extremismo, que se interpôs como poucas vezes na história eleitoral da América Latina. E se você acha que o Brasil viveu isso em 2022 na disputa entre Lula e Bolsonaro, te mentiram. Eleição polarizada de verdade é a eleição chilena!

O que tu acha da Black Friday?
A AtlasIntel também fez um levantamento sobre a Black Friday, que ocorre hoje em boa parte do mundo. Foram entrevistadas 1.086 pessoas de todo o Brasil, e a primeira grande percepção é a de que 94% dos consumidores brasileiros expressa, em qualquer grau, desconfiança sobre a veracidade dos descontos da Black Friday no Brasil.

Conforme a pesquisa, 76,9% dos consumidores já percebeu ou tem conhecimento sobre a prática desleal de preços durante a Black Friday. A maioria dos consumidores brasileiros não acompanha de forma regular as promoções da Black Friday. O achado é que, devido ao alto ceticismo e percepção de fraude na Black Friday, o consumidor prioriza, em 37% dos casos, a reputação e o respaldo ao avaliar uma oferta.

Recadinhos


  • O Congresso derrubou vetos do presidente Lula (PT) ontem (27), e reinstalou pontos do novo licenciamento ambiental. Ambientalistas afirmam que eles enfraquecem a proteção do ecossistema.


  • Conforme a newsletter The News, a decisão ocorreu em meio a um embate entre os líderes do Parlamento e Lula, que começou por conta da indicação de Jorge Messias ao STF.


  • Peço perdão aos leitores por não ter enviado à redação do ClicRDC no período adequado a edição da coluna correspondente ao dia de ontem. Esta edição foi publicada durante a manhã de hoje, e fala sobre efeitos tributários no futuro do país.


  • Logo mais, às 19h, a Condá FM transmite a semifinal do vôlei feminino nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Direto do Ginásio Ivo Silveira, a emoção fica com Chapecó X Brusque, um jogo de altíssimo nível.



O post A ultradireita vai ganhar as eleições no Chile. A ultradireita de verdade! apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/politica-e-cotidiano/a-ultradireita-vai-ganhar-as-eleicoes-no-chile-a-ultradireita-de-verdade/
Tags:próximos, piorar, popular, eleições, direita, chile e américa635 palavras6 min. para ler

Últimos recados#

Redes sociais#