Dos mais de 40 mil estudantes da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), 9.986 são beneficiados pelo Programa Universidade Gratuita, o que representa 24,68% do total. O número expressivo reforça o principal objetivo do programa: oferecer oportunidades aos estudantes que mais precisam.
Este é mais um exemplo do impacto que o Universidade Gratuita tem causado na educação catarinense, desde a sua criação no segundo semestre de 2023. O programa vem crescendo a cada semestre e neste ano já concedeu mais de 40 mil benefícios, passando dos R$ 506 milhões em investimentos.
O Universidade Gratuita está direcionado às instituições fundacionais, presentes no Estado há muitos anos, e que não possuem fins lucrativos. A Unoesc é uma das 14 instituições universitárias espalhadas por toda Santa Catarina que estão cadastradas no programa, em que os estudantes matriculados podem se inscrever e concorrer ao benefício. Os beneficiados têm direito à integralidade do pagamento de suas mensalidades, ou seja, o Estado pagará o valor total da graduação até o último semestre.
"Esse programa pioneiro idealizado pelo nosso governador Jorginho Mello é o programa da oportunidade, da esperança. Através do Universidade Gratuita, milhares de jovens catarinenses estão conseguindo realizar sonhos. Estamos muito felizes com os resultados alcançados até aqui e isso só tende a melhorar”, destaca o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
Até 2026, a expectativa é que o investimento no programa Universidade Gratuita supere R$ 1,2 bilhão, beneficiando até 70 mil estudantes. Vale destacar ainda que o estudante beneficiado com a assistência financeira do Programa Universidade Gratuita deverá, obrigatoriamente, prestar contrapartidas em serviço à população do Estado.
Cronograma extra
Na última semana, o Governo de Santa Catarina abriu um cronograma extra para dar mais uma chance aos estudantes que têm o sonho de cursar o ensino superior se inscreverem no programa até a última segunda-feira, 7.
Até o dia 14 de outubro, serão liberadas as consultas e impressão de cadastros aos estudantes. Veja o cronograma completo.
Critérios de adesão ao Universidade Gratuita
- Estudantes regularmente matriculados em instituições universitárias que aderiram ao programa;
- Ser hipossuficiente, segundo o índice de carência (IC);
- Ser natural do Estado de SC ou residir nele há mais de 5 (cinco) anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias;
- Ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta;
- Possuir renda familiar per capita inferior a 8 salários mínimos para cursos de medicina, ou para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a 4 salários mínimos.
- Além disso, os candidatos devem, preferencialmente, ser do ensino médio ou equivalente de escolas das redes públicas de ensino catarinenses ou de instituições privadas, com bolsa integral ou parcial.
O post Mais de 24% dos estudantes da Unoesc são beneficiados pelo Universidade Gratuita apareceu primeiro em ClicRDC.