Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandeIntensidade de coresEspaçar caracteresPausar animações

Tempestades alagam cidades e provocam estragos em 33 municípios catarinenses

🔀


As chuvas fortes que atingem Santa Catarina desde sábado (22) provocaram alagamentos, interdições e danos em ao menos 33 municípios. Até a tarde de segunda-feira (24), a Defesa Civil contabilizava 364 residências afetadas e 148 pessoas obrigadas a deixar suas casas, entre desalojados e desabrigados.

Estragos com as chuvas em SC

MunicípioRegião de SCDesabrigadosDesalojadosCasas afetadas
Balneário Barra do SulNorte8100200
IbiramaVale do Itajaí01251
ApiúnaVale do Itajaí0116
FraiburgoOeste003
LontrasVale do Itajaí0060
Luiz AlvesVale do Itajaí700
MassarandubaNorte0200
Rio das AntasOeste005
Rio do SulVale do Itajaí007
São Bento do SulNorte001
São Pedro de AlcântaraGrande Florianópolis006
União do OesteOeste0012
Vitor MeirelesVale do Itajaí003


Fonte: Defesa Civil

O temporal também impactou a navegação no Litoral Norte. A Marinha fechou o canal de acesso ao Porto de Itajaí às 8h30 desta segunda por causa dos ventos intensos, reabrindo a passagem apenas às 16h20, após nova avaliação da corporação.

Luiz Alves, no Vale do Itajaí, foi um dos municípios mais prejudicados, com ruas alagadas, residências completamente submersas e aulas suspensas no período da tarde e noite. Um abrigo municipal foi disponibilizado para atender possíveis desabrigados, e atendimentos no posto de saúde do bairro Canoas foram interrompidos temporariamente.



Além de Luiz Alves, outras cidades da região, como Ibirama, Petrolândia e Lontras, decretaram situação de emergência. No Norte catarinense, Massaranduba também adotou a medida, enquanto Seara, Rio das Antas, Cunha Porã, Fraiburgo, Vitor Meireles e Balneário Barra do Sul avaliam a necessidade de decretar emergência nas próximas horas.

Em Joinville, vários pontos ficaram interditados na manhã desta segunda por causa dos alagamentos. Quatro bairros registraram problemas já no início do dia, e ao menos oito pessoas precisaram ser levadas para abrigos públicos.

Segundo a Defesa Civil, 133 pessoas estão desalojadas — hospedadas em casas de familiares ou amigos — e outras 15 permanecem em abrigos. Balneário Barra do Sul lidera o número de residências afetadas, com 200 casas danificadas.

Além dos alagamentos, vários municípios registraram danos por granizo, especialmente no Oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Outras cidades foram atingidas por chuvas volumosas, como São João do Itaperiú, Ilhota e São Francisco do Sul.

O maior acúmulo de chuva das últimas 24 horas foi registrado em Luiz Alves: 181,6 milímetros entre domingo (23) e segunda (24). O valor superou toda a média histórica de novembro para a região, que gira em torno de 170 milímetros, segundo a Epagri/Ciram.

A Defesa Civil alerta para risco de novos alagamentos, enxurradas e deslizamentos até a noite de segunda, sobretudo no Norte e no Vale do Itajaí. A formação de um ciclone extratropical entre o Paraná e o Sudeste do país mantém as condições de instabilidade.

No restante do estado, a previsão indica pancadas isoladas acompanhadas de temporais, com risco de destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica e novos pontos de alagamento. Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).

As tempestades também atingiram Paraná e Rio Grande do Sul. Granizo do tamanho de ovos de galinha foi registrado em Guarapuava, enquanto, em Erechim, mais de 150 pessoas ficaram feridas após um violento temporal, levando o município a decretar situação de emergência.

Fonte: G1

O post Tempestades alagam cidades e provocam estragos em 33 municípios catarinenses apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/tempo/tempestades-alagam-cidades-e-provocam-estragos-em-33-municipios-catarinenses/
Tags:civil, defesa, segunda, catarinense, foram, corporação e 8h30507 palavras5 min. para ler

Últimos recados#

Redes sociais#