Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandeEspaçar caracteresPausar animações

Teste de Integridade na Alesc atesta confiabilidade das urnas eletrônicas

🔀


O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas realizado na Assembleia Legislativa, neste domingo (6), dia do primeiro turno das Eleições Municipais 2024, atestou a confiabilidade do sistema eleitoral. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), órgão responsável pelo teste. 

Ao todo, 27 urnas foram submetidas ao Teste de Integridade, audiência pública que aconteceu de forma simultânea à votação oficial. O processo de auditagem ocorreu no hall da Alesc e na Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck, no Centro de Florianópolis.

Nesse teste, votos preenchidos previamente em cédulas de papel foram digitados em urnas eletrônicas sorteadas na véspera do pleito e depositados em urnas de lona. Ao final, o comparativo entre a contagem das cédulas de papel e a totalização da votação eletrônica chegou ao mesmo resultado, atestando mais uma vez a confiabilidade do sistema.

O Teste de Integridade teve a participação de mais de 60 voluntários do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina e Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. Toda a auditoria realizada na Alesc foi transmitida em tempo real pelo canal do TRE/SC no YouTube.

Esta não é a primeira vez que a Alesc e o TRE/SC firmam parceria para a realização do Teste de Integridade das Urnas. O mesmo aconteceu nas Eleições de 2022. O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), ressaltou a importância da parceria. "Ao fazer essa aproximação, nós permitimos que o catarinense saiba da lisura das nossas urnas eletrônicas e possa comprovar na prática que esse é um sistema inviolável, que permite uma segurança total no momento do cidadão escolher seus candidatos”, disse.

SC na frente
O primeiro município do Brasil a ter 100% dos votos apurados nas eleições deste domingo é de Santa Catarina. A cidade de São Cristóvão do Sul, no Meio-Oeste catarinense, teve a totalização das seções finalizada às 17h10, apenas 10 minutos após o encerramento da votação. Jaime Cesca (PP) foi o prefeito eleito.

Em todo o município, 3.049 eleitoras e eleitores compareceram às urnas. Desse total, houve 2.993 votos válidos, 41 votos nulos (1,34%) e 15 votos em branco (0,49%). A abstenção foi de 568 eleitores.

Números
Em Santa Catarina, 78,29% do eleitorado compareceu às urnas nos 295 municípios, o que representa um índice de abstenção de 21,71%. A totalização dos votos no estado foi concluída pela Justiça Eleitoral às 21h06 deste domingo. Nessas eleições, os catarinenses elegeram prefeitos e vice-prefeitos, além dos vereadores que vão atuar nas Câmaras Municipais.

Por Alesc

O post Teste de Integridade na Alesc atesta confiabilidade das urnas eletrônicas apareceu primeiro em ClicRDC.

Fonte:https://clicrdc.com.br/alesc/teste-de-integridade-na-alesc-atesta-confiabilidade-das-urnas-eletronicas/
ImprimirReportar erroTags:urnas, teste, votos, alesc, catarina, santa e integridade420 palavras4 min. para ler

Compartilhar artigo:

Últimos recados#

Redes sociais#