O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina realizou um grande seminário em homenagem aos 200 anos de nascimento de D. Pedro II, o Imperador mais admirado do Brasil e, ao mesmo tempo, um dos mais injustamente desvalorizados após a Proclamação da República.
O Instituto Histórico e Geográfico Oeste Catarinense ( IHGO) marcou presença representado por sua presidente, Eliane Huning, que acompanhou de perto este importante momento de celebração da memória e do legado do nosso último imperador.
A programação iniciou às 18h, com a abertura da exposição "D. Pedro II”, sob curadoria de Carol Duenha. Logo depois, foi lançado o livro
"As Virtudes de Dom Pedro Segundo, Último Imperador do Brasil”, do escritor Roberto Michetti Moreira.
O seminário contou com brilhantes intervenções:
- Nelson Adams Filho: "A Surpresa em Desterro: Chegada de D. Pedro I”
- Roberto Michetti Moreira: "Uma Visita Imperial: D. Pedro II e D. Teresa Cristina em Santa Catarina”
- José Carlos Petri: "Visita de D. Pedro II a São José e Caldas da Imperatriz”
- Gina Schmitt de Souza: "Contribuição aos Registros Históricos da Visita de D. Pedro II e Thereza Cristina às Caldas do Cubarão e São José em 1845”
- Moacir Pereira: "D. Pedro II: A Imagem Demolida pelos Republicanos”
- Rafael Nogueira: "Dom Pedro II, 200 anos depois: Entre a Personalidade do Imperador e o Legado Institucional do Império”
Uma celebração rica em conhecimento, memória e história — e o IHGO felicita todos em especial o presidente Luiz Nilton Correia pela iniciativa que fortalece o estudo da formação do Brasil.
O post IHGO presente no Bicentenário de D. Pedro II em Santa Catarina apareceu primeiro em ClicRDC.